top of page

Cuidados básicos a ter com uma tartaruga semi-aquática

Antes de comprar uma tartaruga deve fazer uma pesquisa sobre esta. Devemos saber o tamanho que irá atingir, esperança de vida, alimentação mais adequada e o tipo de habitat que devemos proporcionar à mesma.

As tartarugas semi-aquáticas a viver no interior de uma residência irão precisar de um aquaterrário (um terrário com uma parte aquática). A parte terrestre deverá ser a maior e ter um substrato adequado aos requisitos da espécie. A maior parte das tartarugas semi-aquáticas não sabe nadar, pelo que é aconselhável que o nível da água tenha isso em consideração ou corre o risco que a sua tartaruga se afogue. É fundamental ter luz UVB e UVA, um esconderijo, uma taça para comida, ter algumas plantas verdadeiras ou falsas para servirem como escoderijo, se optar por plantas verdadeiras tenha atenção a sua toxidade.

É necessário controlar a temperatura e humidade do habitat da sua tartaruga e ter em atenção os requisitos da sua espécie, para tal deverá ter um higrómetro e um termómetro.

A Rhinoclemmys pulcherrima manni é uma espécie de tartaruga semi aquática.

Um bem indespensável para a saúde das suas tartarugas são as luzes de UVB e UVA ou poderá optar por uma luz que têm ambas as funções mas é mais cara.

A luz UVB serve para imitir os raios UV necessários para estimular o metabolismo da tartaruga e o afixamento do cálcio através da vitamina D, a falta da mesma provoca deformações a nivél ósseo.

A luz UVA é usada como fonte de calor, que é necessária por a tartaruga ser um animal de sangue frio.

O terrário também deverá ter uma zona quente e uma zona mais fria para a sua tartaruga poder regular a sua temperatura interna.

Em destaque
Mais recentes
Arquivo
Etiquetas
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • mail-99217_640.png
RSS Feed
bottom of page