top of page

Cuidados básicos a ter com uma tartaruga aquática

Antes de comprar uma tartaruga deve fazer uma pesquisa sobre a mesma. Devemos saber o tamanho que irá atingir, esperança de vida, alimentação mais adequada e o tipo de habitat que devemos proporcionar à mesma.

As tartarugas a viver no interior de uma residência irão precisar de um aquaterrário, ou seja um aquário para poder nadar e alimentar-se e uma parte seca onde se poderá expor ao sol/luz artificial.

A água deverá ser aquecida através de um termostato, devendo a temperatura rondar os 24º e 26º graus. Para controlar estes valores é aconselhável o uso de um termómetro. Ao comprar o termostato deverá também ter em atenção a voltagem do mesmo seja adequada a quantidade de água. Por exemplo se o aquário tiver 50 litros de água aconselha-se um termostáto de 50 watts.

O filtro, que além de manter a água limpa e reduzir os maus cheiros, provoca a circulação da água o que leva a que se tenha a mesma temperatura em todo o aquário. O filtro mais eficaz é o externo mas também é o mais caro. Deverá comprar um filtro com uma capacidade de filtragem por hora de pelo menos 10 vezes mais do que a quantidade de água, por exemplo num aquário de 20 litros deverá ter um filtro com a capacidade de filtrar 200 litros por hora. Ao comprar o filtro deve também ter em atenção a manutenção do mesmo, sendo, por vezes, as peças que necessitam de substituição periódica como as esponjas, carvão activado e materiais filtrantes difíceis de encontrar a venda.

Outro bem indespensável para a saúde das suas tartarugas são as luzes de UVB e UVA.

A luz UVB serve para imitir os raios UV necessários para estimular o metabolismo da tartaruga e o afixamento do cálcio através da vitamina D, a falta da mesma provoca deformações a nivél ósseo.

A luz UVA é usada como fonte de calor, que é necessária por a tartaruga ser um animal de sangue frio.

A alimentação da tartaruga deverá constituir de sticks próprios e esporadicamente por vegetais, peixes de rio, carnes brancas, insectos, minhocas. O gammarus, vulgo camarão, que se encontra a venda deve ser só dado de forma esporádica, como guloseima, já que não é rico em nutrientes essenciais para o bem estar da sua tartaruga.

Em destaque
Mais recentes
Arquivo
Etiquetas
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • mail-99217_640.png
RSS Feed
bottom of page