top of page

Cuora amboinensis

A Cuora amboinensis é uma tartaruga semi-aquática originária do sudoeste asiático, nomeadamente Bangladesh, Tailândia, Cambodja, Vietname, Indonésia, Malásia e Filipinas. Esta espécie consegue fechar-se totalmente dentro da sua carapaça e por isso é designada por tartaruga de caixa.

Esta espécie vive cerca de 30 anos, as fêmeas raramente crescem mais de 20 centímetros, sendo que, os machos ficam mais pequenos, cerca de 16 centímetros. A diferenciação sexual desta tartaruga é feita através do tamanho da cauda, a do macho é maior e mais grossa e pelo plastrão concâvo do macho.

Em cativeiro precisa de um terrário com duas zonas distintas: uma parte seca, que deve ser maior, e uma parte aquática com pouca profundidade, pois esta tartaruga não é boa nadadora .Para a parte terrestre podem usar-se materiais como casca de pinheiro tratada, fibra de coco e humus que podem ser misturadas com areia. Deverá ainda decorar o terrário com plantas falsas e construir esconderijos tanto fora, como dentro de água.

A Cuora amboinensis não hiberna pelo que, a temperatura deverá manter-se durante todo o ano entre os 23º e os 30º, com zonas distintas para que possa regular a temperatura. O nível de humidade deve ser elevado.

Um ponto a ter em atenção é que o macho pode tornar-se bastante violento com a fêmea, pelo que é aconselhável a sua separação.

É uma tartaruga omnívora e em cativeiro pode comer sticks, agriões, dente de leão, serralha, caracóis, minhocas, carne branca, e frutas em moderação.

Em destaque
Mais recentes
Arquivo
Etiquetas
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • mail-99217_640.png
RSS Feed
bottom of page