Rhinoclemmys pulcherrima manni
A Rhinoclemmys pulcherrima manni é uma espécie de tartaruga semi-aquática originária da América Central e México, que pode crescer até aos 20 centímetros. É considerada uma das espécies mais bonitas devido a sua coloração.
A diferenciação sexual desta tartaruga é feita através do tamanho da cauda, a do macho é maior e mais grossa.
Habita em florestas húmidas e temperadas, pelo que não hiberna. É uma espécie que passa mais tempo em terra do que na água, até porque não sabe nadar.
Em cativeiro precisa de um terrário com duas zonas distintas, a parte seca que deve ser a maior, e a parte aquática, a profundidade da água não pode ser mais elevada do que a carapaça. Para a parte terrestre podem-se usar materais como casca de pinheiro tratada, fibra de coco, humus e que pode ser misturada com areia. Deverá também decorar o terrário com plantas falsas porque esta espécie gosta muito de se esconder e enterrar-se na terra.
Este espécie precisa de um nível de humidade acima dos 70% e uma temperatura nunca inferior a 20º, o ideal é os 22º de noite e os 32º no basking spot. são omnívoras e devem ser alimentadas de dente de leão, serralha, agrião, trevo, maça, manga, insectos, caracois ou até carne branca.