top of page

Tartarugas marinhas

Os oceanos são o habitat natural de sete espécies diferentes de tartarugas marinhas. São elas:Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea), Tartaruga Cabeçuda ou Boba (Caretta caretta), Tartaruga Verde (Chelonia mydas), Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata), Tartaruga Oliva (Lepidochelys olivacea), Tartaruga de Kemp (Lepidochelys kempii) e a Tartaruga de carapaça achatada (Natator depressus). Os seus tamanhos variam dos 60 centímetros aos 2 metros.

As tartarugas marinhas são excelentes navegadoras fazendo longas migrações ao longo das águas temperadas e tropicais de todo o mundo. Passam quase a totalidade da sua vida na água, excepto as fêmeas na altura da desova, onde podem pôr entre 50 a 200 ovos nas praias. São carnívoras alimentando-se de peixes, medusas, crustáceos, com a excepção da Tartaruga verde que, ao contrário, das restantes espécies é herbívora, alimentando-se de algas e outras plantas marinhas.

A tartaruga, principalmente após eclodir, tem de sobreviver a vários perigos. Predadores como a raposa, guaxinins, dingos caçam ovos de tartaruga no ninho. Ao eclodir têm de escapar ao ataque de aves marinhas, caranguejos e calcula-se que mais de 90% não cheguem a adultas. Em adultas o seu maior inimigo são os tubarões. Mas o principal factor de risco à sua sobrevivência é a acção do ser humano. Factores como: ocupação das zonas costeiras onde ocorrem as desovas, as redes de pesca onde muitas morrem afogadas, a sua caça ilegal, a poluição dos mares e a ingestão de sacos de plástico que confundem com medusas, umas das suas presas naturais.

Em destaque
Mais recentes
Arquivo
Etiquetas
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • mail-99217_640.png
RSS Feed
bottom of page