Tartaruga Russa
Apesar de ser chamada tartaruga russa esta espécie é originária das estepes e montanhas da Ásia Central, a zona verde do mapa abaixo. O macho em idade adulta atinge cerca de 15 centímetros, enquanto a fêmea pode chegar aos 18 centímetros.
O seu habitat natural é constituido por regiões áridas e de escassa vegetação, como estépes, desertos e montanhas, onde podem ser encontrados com frequência a 1500 metros de altitude. Elas são muito tolerantes a grandes variações nas temperaturas ao habitar em zonas com invernos frios e verões muito quentes. Nos meses mais frios do ano ocorre a hibernação que poderá variar entre os 3 e 5 meses.
A diferenciação sexual desta tartaruga é feita através do tamanho da cauda, a do macho é maior e mais grossa.
É um animal diurno e mais activo ao amanhecer e entardecer, é herbivora e a alimentação deverá ser constituida por ervas, flores, cactos, dente de leão, legumes como couve-portuguesa, rúcula, cougerte e menos como mimo poderá dar-lhe fruta.
Esta espécie em cativeiro precisa de ter um espaço amplo e com um nível de humidade baixo e uma temperatura diurna acima dos 25º e uma nocturna de 20º. também é muito importante criar condições no inverno para a hibernação.